"Ser educador é ser um poeta do amor. Educar é acreditar na vida e ter esperança no futuro. Educar é semear com sabedoria e colher com paciência." (Augusto Cury)
domingo, 10 de abril de 2011
Dengue: diagnóstico e cuidados
Entenda a doença, seus sintomas e tratamentos e saiba como combatê-la.
Clique no link abaixo:
http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/
Clique no link abaixo:
http://www.ioc.fiocruz.br/dengue/
terça-feira, 5 de abril de 2011
Normas da ABNT para trabalhos escolares
Para você que está sempre fazendo trabalhos na faculdade ou vai começar a elaborar a sua monografia, saiba que têm algumas regras importantes a serem seguidas. A ABNT, Associação Brasileira de Normas e Técnicas, criou as normas que devem ser usadas em todos os trabalhos acadêmicos. Seu objetivo é que os padrões sejam fixos e possa garantir qualidade ao texto, uniformalização e amplo entendimento.
Para um trabalho, as regras da ABNT ditam que deve conter na sua estrutura:
Capa (opcional), devendo ter o nome do aluno em cima, o tema do trabalho centralizado, na margem inferior o nome da instituição de ensino em que foi realizado e por último a cidade e o ano. Folha de rosto deve ter as mesmas informações contidas na capa e outras essenciais da origem do trabalho.
Dedicatória é recomendado mas não obrigatório, você poderá agradecer e homenagear alguém. Agradecimentos é outro item dispensável, nele você agradecerá aqueles que te ajudaram com o seu projeto. No Sumário você vai enumerar as principais divisões na mesma ordem em que eles sucedem. Já o texto deve conter introdução, desenvolvimento, conclusão, referências bibliográficas e, se você achar necessário, poderá inserir anexos ou apêndices, glossário e capa (para proteger a última página do trabalho).
Ainda há muitas outras regras, como as normas da ABNT para citação (citação direta, citação indireta ou citação de citação), localização das citações, paginação e o formato do texto no trabalho que devem ser de: Papel A4 branco, margens de três centímetros na parte superior, inferior e no lado esquerdo e dois centímetros na margem do lado direito. Fonte ideal é tamanho doze, tipo da fonte deve ser Times News Roman e o espaço entrelinhas deve ser duplo.
Essas são as regras mais importantes sobre as normas da ABNT 2011, em caso de maiores dúvidas você deve acessar o site http://www.abnt.org.br/ , lá você também poderá encontra a lista completa com as regras essenciais para a apresentação de um bom trabalho acadêmico. Para entender a aplicação, veja também este exemplo, modelo de trabalho acadêmico que segue as regras ABNT.
A Resenha
Resumo crítico ou resenha
Este é, provavelmente, o tipo de resumo que você mais terá de fazer a pedido de seus professores ao longo do seu curso. O resumo crítico é uma redação técnica que avalia de forma sintética a importância de uma obra científica ou literária.
Quando um resumo crítico é escrito para ser publicado em revistas especializadas, é chamado de resenha. Ocorre que, por costume, os professores tendem a chamar de resenha o resumo crítico elaborado pelos estudantes como exercício didático. A rigor, você só escreverá uma resenha no dia em que seu resumo crítico for publicado em uma revista. Até lá, o que você faz é um resumo crítico.
Mas não deixam de estar certos os professores que dizem que resenha não é resumo. A resenha (ou resumo crítico) não é apenas uma resumo informativo ou indicativo. A resenha pede um elemento importante de interpretação de texto. Você só fará uma boa resenha se tiver lido um texto ao menos até a quarta etapa de leitura, na classificação sugerida mais acima. Por isso, antes de começar a escrever seu resumo crítico você deve se certificar de ter feito uma boa leitura do texto, identificando:
1. qual o tema tratado pelo autor?
2. qual o problema que ele coloca?
3. qual a posição defendida pelo autor com relação a este problema?
4. quais os argumentos centrais e complementares utilizados pelo autor para defender sua posição? Uma vez tendo identificado todos estes pontos, que devem estar retratados no seu esquema do texto, você já tem material para escrever metade do seu resumo crítico. Este material já é suficiente para fazer um resumo informativo. No entanto, para um resumo crítico, falta a crítica, ou seja, a sua análise sobre o texto. E o que seria essa análise? A análise seria, em síntese, a capacidade de relacionar os elementos do texto lido com outros textos, autores e idéias sobre o tema em questão. Para fazer a análise, portanto, certifique-se de ter:
informações sobre o autor, suas outras obras e sua relação com outros autores;
elementos para contribuir para um debate acerca do tema em questão;- e clareza acerca dos leitores prováveis de sua crítica. Isto quer dizer que você deve saber para quem estará escrevendo o resumo crítico ou resenha, indicando ao final da mesma sua importância.
A partir daí você pode escrever um texto que, em linhas gerais, deve apresentar:
- nos parágrafos iniciais: uma introdução à obra resenhada, apresentando o assunto/ tema, o problema elaborado pelo autor e a posição do autor diante deste problema;
- no desenvolvimento, a apresentação do conteúdo da obra, enfatizando as idéias centrais do texto e os argumentos e idéias secundárias;
- por fim, uma conclusão apresentado sua crítica pessoal, ou seja: uma avaliação das idéias do autor frente a outros textos e autores, uma avaliação da qualidade do texto, quanto à sua coerência, validade, originalidade, profundidade, alcance, etc.
É bom lembrar que estes passos não são uma norma rígida. Esta é a estrutura usual de resenhas, mas como a resenha é um texto escrito para publicação em revistas especializadas, cada revista cria suas próprias regras. Questões como onde escrever o nome do resenhista (se abaixo do título, no final, a quantos centímetros da margem), quantos parágrafos utilizar, o número mínimo e máximo de linhas, a utilização de tópicos e subtítulos etc., tudo isso é definido pela revista que for publicar a resenha. Por isso, sempre que um professor pedir para você fazer uma “resenha” (um resumo crítico, já que não será publicado) você deve pedir que ele lhe dê este parâmetros. Se o professor não se pronunciar, sinta-se livre para decidir como apresentar a resenha, desde que respeitando a estrutura geral apresentada aqui e as normas de bom senso para redação de trabalhos acadêmicos.
http://www.unifra.br/
segunda-feira, 4 de abril de 2011
sábado, 2 de abril de 2011
Assinar:
Postagens (Atom)