sábado, 25 de fevereiro de 2012

A CORRENTE DO BEM

O filme A Corrente do Bem parte da premissa de que aquilo que nos parece aparentemente impossível pode estar ao alcance de todos. Nos Estados Unidos o filme conseguiu promover um movimento parecido ao que foi mostrado nas telas, portanto, como se diz na linguagem figurada “moveu montanhas”.
O filme mostra a história de um garoto de 12 ou 13 anos, portanto um aluno de 7ª Série, com as aulas começando, em seu primeiro dia. Quando o garoto e seus colegas chegam a sala de aula, encontram o professor de geografia os aguardando, sentado em uma cadeira, a meditar sobre os pontos que pretende desenvolver nesse primeiro encontro com seus novos alunos. Quando todos estão sentados e instala-se um necessário silêncio, o professor inicia suas atividades apresentando-se e falando sobre os propósitos de seu curso e das dificuldades de se trabalhar com adolescentes; apesar de ter marcado o mapa na lousa em diversos pontos, o professor despreza o material e propõe uma atividade diferenciada, pergunta aos alunos sobre a possibilidade de desenvolvimento de um projeto, mas não um simples trabalho escolar, algo que vá além, que gere consequências, que provoque transformações.

Inicialmente temos a ideia de um professor conservador e que as suas aulas correspondem a sua postura e atitude diante do grupo, e a proposta inicial nos deixa postados diante de uma nova perspectiva, mais bela, mais poética e revolucionária. Imaginem como reagiram os alunos? A princípio, todos eles com grande indiferença, a não ser por um dos garotos, de nome Trevor, que cria a "Corrente do Bem". Essa corrente funciona como as pirâmides através das quais as pessoas tentam ganhar dinheiro ou livros, por exemplo, só que ao invés de utilizar essa artimanha para multiplicar os ganhos materiais, a proposta do garoto encaminha-se no sentido de fazer com que as pessoas pratiquem o bem para os outros, sem esperar qualquer devolução ou retorno.
E assim, cada pessoa teria que fazer o bem para três indivíduos e, pedir que os outros continuassem fazendo o mesmo, ou seja, praticando o bem para outras pessoas e pedindo que elas estendessem essa corrente indefinidamente. De três benfeitorias ou benefícios prestados passaríamos numa segunda etapa para 9, dos 9 para 27 e, assim sucessivamente. Perceberam como, uma simples idéia lançada numa sala de aula acabou por se tornar uma verdadeira revolução no pensar e no agir?

O filme é muito interessante no sentido de despertar diálogos, de nos fazer entender pelos jovens e de nos fazer atentos as suas colocações, de promover uma possibilidade maior de entendimento entre pais e filhos e de aproximar as escolas daquilo que seja significativo para os estudantes, a comunidade e mesmo para nós, professores.
Ficha Técnica
A Corrente do Bem
 (Pay it Forward)
País/Ano de produção:- EUA, 2000
Duração/Gênero:- 122 min., drama
Disponível em vídeo e DVD
Direção de Mimi Leder
Roteiro de Mike Rich
Elenco:- Kevin Spacey, Haley Joel Osment, Helen Hunt, Jon Bon Jovi,
James Caviezel, Angie Dickinson, Shawn Pyfrom, Jay Mohr.

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