1. No âmbito educacional, a
mudança do foco das discussões dos métodos de ensino para o processo de
aprendizagem da criança, entendendo-a como sujeito cognoscente, foi promovida
pelo pensamento:
a) Inatista
b) Marxista
c) Crítico social
d) Construtivista
e) Estruturalista
(Prefeitura Municipal Campina
Grande, PB, 2002 - Processo seletivo para professor de Educação Básica I)
2. Organizar a prática pedagógica
com base no modelo metodológico de resolução de problemas requer por parte do
professor o planejamento de situações de ensino e aprendizagem que sejam
atividades e intervenções pedagógicas adequadas às necessidades e
possibilidades de aprendizagem dos alunos.
De acordo com essa concepção de
ensino, quais afirmações abaixo são corretas?
I. É preciso rejeitar diferenças
no nível de aprendizado entre os alunos.
II. É fundamental analisar o
conhecimento prévio dos alunos.
III. Favorecer a segregação de
alunos na sala de aula é tarefa do professor
IV. Deve-se sobrepor os objetivos
de ensino aos objetivos de realização dos alunos.
V. Deve-se favorecer a construção
da autonomia intelectual dos alunos.
a) I
b) I e II
c) II e III
d) II e V
e) Todas
(Prefeitura Municipal de
Parauapebas, PA, 2006 - Questão adaptada do processo seletivo para professor do
Ensino Fundamental)
3. "Para que uma
aprendizagem significativa possa acontecer, é necessário investir em ações que
potencializem a disponibilidade do aluno para a aprendizagem, o que se traduz,
por exemplo, no empenho em estabelecer relações entre seus conhecimentos
prévios sobre um assunto e o que está aprendendo sobre ele." (PCN, 1998)
A afirmação acima destacada, partindo
de uma perspectiva construtivista, convida o professor a refletir que, ao
iniciar uma nova situação de ensino-aprendizagem, devemos considerar que:
a) Em geral, os conceitos prévios dos alunos
são esquemas mentais alternativos, imperfeitos, incompletos e, por isso, devem,
desde o primeiro momento, ser afastados do contexto da sala de aula e do
ensino.
b) Antes de qualquer nova situação de ensino,
deve ser feita uma investigação extensa de todos os conhecimentos prévios que
possam influenciar o objeto de estudo, devendo ser discutidos apenas no início
de uma situação de ensino.
c) O conhecimento prévio dos alunos constitui
um amplo esquema de ressignificação, devendo ser mobilizado durante todo o
processo de ensino-aprendizagem, pois a partir deles o indivíduo interpreta o
mundo.
d) A natureza da estratégia didática não
influencia a disponibilização dos conhecimentos prévios dos estudantes.
e) Todo conhecimento prévio surge do contexto
social do estudante e, portanto, deve ser substituído por meio da transmissão
clara e objetiva de novos materiais adequados de ensino.
(Prefeitura de Teresópolis, RJ,
2005 - Concurso para professor de Ciências)
4. "Os significados que o
aluno finalmente constrói são, pois, o resultado de uma complexa série de
interações nas quais intervêm, no mínimo, três elementos: o próprio aluno, os
conteúdos de aprendizagem e o professor. Certamente, o aluno é o responsável
final da aprendizagem ao construir o seu conhecimento, atribuindo sentido e
significado aos conteúdos do ensino. Mas é o professor quem determina, com sua
atuação, com o seu ensino, que as atividades nas quais o aluno participa
possibilitem maior ou menor grau de amplitude e profundidade dos significados
construídos e, sobretudo, quem assume a responsabilidade de orientar esta
construção em determinada direção". César Coll Salvador, Aprendizagem
Escolar e Construção do Conhecimento (com adaptações).
Com base nas ideias expressas,
classifique os itens abaixo em certo ou errado:
I. O papel do aluno no processo
ensino/aprendizagem é o de receptor das informações selecionadas pelo professor
com base no currículo da escola.
II. O papel do professor é
central e concernente à abordagem tradicional de ensino.
III. Os conteúdos de aprendizagem
são intrinsecamente passíveis de interpretação, cabendo, no entanto, ao
professor a tarefa de garantir que se aproximem ao máximo do formalmente aceito
do ponto de vista científico.
É correto afirmar que:
a) A afirmativa I é correta.
b) A afirmativa II é correta.
c) A afirmativa III é correta.
d) As afirmativas I e III são corretas.
e) Todas são corretas.
(Secretaria de Educação do
Distrito Federal, 2003 - Concurso para professor de Arte)
5."Vygotsky afirma que o bom
ensino é aquele que se adianta ao desenvolvimento, ou seja, que se dirige às
funções psicológicas que estão em vias de se completarem." (Rego, 2001)
Isso significa dizer que, na
abordagem sociointeracionista, a qualidade do trabalho pedagógico está
associada à:
a) Capacidade de promoção de avanços no
desenvolvimento do aluno com base naquilo que potencialmente ele poderá vir a
saber.
b) Possibilidade de promover situações em que
o aluno demonstre aquilo que já sabe e aprendeu fora da escola.
c) Criação de zonas de atuação pedagógica
baseada em conhecimentos mais adiantados nas séries escolares.
d) Proposição de pré-requisitos para a aprendizagem
que demonstrem a prontidão dos alunos.
e) Introdução de conceitos difíceis que levem
os alunos a estudar além daquilo que está nos livros didáticos.
(Prefeitura Municipal de
Teresópolis, RJ, 2005 - Concurso para Professor de Língua Portuguesa)
6. O conjunto de princípios para
explicar a aprendizagem constitui o que se denomina teorias da aprendizagem.
Nessa perspectiva, conclui-se corretamente que a teoria:
a) Sociocultural tem como base a ideia de que
a aprendizagem ocorre principalmente em processos de relações sociais, com a
ajuda de pessoas mais experientes.
b) Sociocultural tem como base a ideia de que
a aprendizagem é diretamente ligada à maturação e à inteligência emocional dos
sujeitos aprendentes.
c) Comportamentalista tem como base a ideia de
que a aprendizagem é processo subjetivo diretamente ligado às estruturas
psicogenéticas dos sujeitos.
d) Genética tem como base a ideia de que a
aprendizagem ocorre principalmente baseada nas relações sociais e culturais dos
sujeitos no processo de desenvolvimento de suas capacidades e funções.
e) Genética tem como base a ideia de que a
aprendizagem ocorre principalmente baseada em processos ambientais e estímulos
que ali se façam presentes.
(Secretaria Municipal de
Planejamento, Tecnologia e Gestão de Salvador, BA, 2010 - Concurso para
professor da Educação Infantil ao 5º ano)
7. Vygotsky foi um dos teóricos
interacionistas na área da Psicologia que tem influenciado pesquisas e práticas
pedagógicas. Sobre suas concepções em relação ao desenvolvimento da criança,
analise as alternativas abaixo e marque a alternativa INCORRETA:
a) Para Vygotsky a construção do pensamento e
da subjetividade é um processo cultural e não uma formação natural e universal
da espécie humana.
b) A construção do pensamento, de acordo com
Vygotsky, ocorre por meio do uso de signos e do emprego de instrumentos
elaborados na história humana.
c) Segundo a perspectiva vigotskiana, os
signos não são criados nem descobertos pelos sujeitos, mas construídos e
apropriados com base na relação com parceiros mais experientes que emprestam
significações a suas ações em tarefas realizadas conjuntamente.
d) Entre outros signos, a apropriação pela
pessoa da linguagem de seu grupo social constitui o processo mais importante no
seu desenvolvimento.
e) De acordo com Vygotsky, o pensamento humano
é formado primordialmente pelas aptidões geneticamente determinadas e
amadurecidas com base na estimulação ambiental.
(Prefeitura Municipal de Patos,
MG, 2010 – Concurso para Professor das séries iniciais do Ensino Fundamental )
8. De acordo com Wallon, podemos
afirmar que:
a) A criança é essencialmente cognitiva e
gradualmente vai constituindo-se em um ser socioemocional.
b) As trocas relacionais da criança com os
outros são fundamentais para o desenvolvimento da pessoa. As crianças nascem
imersas em um mundo cultural e simbólico, no qual ficarão envolvidas em um
"sincretismo objetivo", por pelo menos três anos.
c) Posterior ao surgimento da linguagem
falada, as crianças comunicam-se e constituem-se como sujeitos, através da ação
e interpretação do meio entre humanos, construindo suas próprias emoções, que é
seu primeiro sistema de comunicação expressiva.
d) No início do desenvolvimento existe uma
preponderância do social, posteriormente o biológico adquire maior força.
e) No primeiro ano de vida, a criança interage
com o meio regida pela afetividade, isto é, o estágio impulsivo emocional,
definido pela simbiose afetiva da criança em seu meio social.
(Prefeitura Municipal de Pinhão,
PR, 2009 - Concurso para Pedagogo)
9. Julgue os itens abaixo como
verdadeiro ou falso segundo a classificação dos objetivos de ensino no que se
refere aos domínios.
I. ( ) O professor deve dar mais
importância ao desenvolvimento intelectual do que aos aspectos afetivos e
psicomotores.
II. ( ) Dependendo do contexto e
das pessoas que partilham uma relação social, o significado e a manifestação
das emoções mudam.
III. ( ) Na sala de aula, deve-se
planejar o desenvolvimento da inteligência e deixar que o da afetividade e o
psicomotor aconteçam espontaneamente.
IV. ( ) Na aprendizagem devem ser
considerados os domínios cognitivo, afetivo e psicomotor.
A sequência correta é:
a) F-F-F-V
b) F-V-V-F
c)
V-F-F-V
d)
F-V-F-V
e) V-V-V-F
(Prefeitura Municipal de
Alagoinha, PB, 2010 - Concurso para Professor de Ciências)
10. O trecho a seguir revela as
influências de um importante teórico para a aprendizagem: "A afetividade e
a inteligência caminham juntas desde o primeiro ano de vida da criança. Esse
período, denominado 'impulsivo emocional', é marcado pelas relações emocionais
do bebê com o ambiente. A afetividade dá lugar ao desenvolvimento cognitivo
quando a criança começa a construir a realidade por meio do que chamou de
'inteligência prática ou das situações'. É interessante que a escola considere
os níveis do desenvolvimento cognitivo da criança e suas necessidades afetivas
a fim de melhor orientar suas ações educativas".
Assinale o teórico responsável
por essas ideias
a) Freud.
b)
Piaget.
c)
Wallon.
d)
Vygotsky.
e) Winnicot.
(Conselho Federal de Psicologia,
2010. Concurso para concessão de título de especialista em Psicopedagogia).
Fonte: Revista Escola
Respostas dos testes encontram-se no comentário.
Respostas dos testes:
ResponderExcluir1. D
2. D
3. C
4. C
5. A
6. A
7. E
8. E
9. D
10. C