Afinal, O Que é Competência?
Guiomar
Namo Mello
(Texto
Publicado Originalmente na Revista Nova Escola Março 2003)
O termo competência está na ordem do dia do debate educacional no
Brasil, mas o conceito não é novo. Sempre que dizemos o que um aluno deve
aprender e o que ele deve fazer com o que aprendeu, estamos nos referindo a uma
competência. Há muito tempo, professores perseguem a constituição de
competências nos alunos porque é um objetivo do ensino propiciar mudanças que
caracterizem desenvolvimento, seja ele cognitivo, afetivo ou social. Para mais
bem compreender o que é competência, podemos destacar algumas de suas
características.
1. Competência é a capacidade
de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente
numa determinada situação. Portanto, para constatá-la, há que considerar também
os conhecimentos e valores que estão na pessoa e nem sempre podem ser
observados.
"Se quisermos alunos competentes, teremos de ir além do ensino para
memorização de conceitos abstratos"
2. Competências e habilidades
pertencem à mesma família. A diferença entre elas é determinada pelo contexto.
Uma habilidade, num determinado contexto, pode ser uma competência, por
envolver outras habilidades mais específicas. Por exemplo: a competência de
resolução de problemas envolve diferentes habilidades — entre elas a de buscar
e processar informação. Mas a habilidade de processar informações, em si,
envolve habilidades mais específicas, como leitura de gráficos, cálculos etc.
Logo, dependendo do contexto em que está sendo considerada, a competência pode
ser uma habilidade. Ou vice-versa.
3. Par sermos competentes, precisamos dominar conhecimentos. mas também devemos saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. E essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.
Em resumo: a
competência só pode ser constituída na prática. Não é só o saber, mas o saber
fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requeira esse fazer determinado.
Esse princípio é crucial para a educação. Se quisermos desenvolver competências
em nossos alunos, teremos de ir além do ensino para memorização de conceitos
abstratos e fora de contexto. É preciso que eles aprendam para que serve o
conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.
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