domingo, 17 de março de 2013

Planejamento de Ensino e Seus Componentes I



PLANO DE ENSINO é o resultado da ação mental de planejar; é elaborado de acordo com o Referencial Curricular para o ensino fundamental e médio e o Projeto Político Pedagógico da Escola; representa a forma de o professor organizar o seu ensino e é fundamentado nos pressupostos que orientam a ação docente de cada professor; com o plano, o professor começa a dar vida ao projeto político e ao referencial.

O plano de ensino pode ser de três tipos:

1-    Plano de disciplina
2-    Plano de unidade
3-    Plano de aula

1- PLANO DE DISCIPLINA é a previsão do trabalho docente e discente para o ano letivo; tem por objetivo organizar o ensino de modo a promover a aprendizagem do aluno e o bom desempenho do professor. Pode ser elaborado distribuindo todo o conteúdo ao longo do ano ou distribuindo o conteúdo por unidades fazendo um plano de disciplina dividido em unidades de ensino.  

Componentes:

Identificação
Ementa
Objetivo(s) geral(ais) e específico (s)
Conteúdo programático
Procedimentos metodológicos
Recursos
Atividades discentes
Avaliação
Referências básica e complementar


2- PLANO DE UNIDADE é a organização de partes da ação pretendida no plano de disciplina.

Componentes:

Identificação

UNIDADE I: assunto, carga horária (CH); objetivo da unidade (se quiser), período.
Objetivos específicos            
Conteúdos    Dia/CH        
Procedimentos            
Recursos                                        
Atividades discentes:
Avaliação:
Leitura básica:
Leitura complementar:
Observações:


3- PLANO DE AULA é a especificação e operacionalização do trabalho docente cotidiano; inclui as atividades discentes. 

Componentes:

Identificação
Objetivo(s) operacional(ais)
Conteúdo
Procedimentos metodológicos
Recursos
Atividades discentes
Avaliação
Bibliografia básica e complementar

Nenhum comentário:

Postar um comentário