terça-feira, 26 de outubro de 2010

A Resenha

links para pesquisa

http://www.pucrs.br/gpt/resenha.php

http://recantodasletras.uol.com.br/teorialiteraria/596099

32 comentários:

  1. Como um gênero textual, uma resenha nada mais é do que um texto em forma de síntese que expressa a opinião do autor sobre um determinado fato cultural, que pode ser um livro, um filme, peças teatrais, exposições, shows etc.
    O objetivo da resenha é guiar o leitor pelo emaranhado da produção cultural que cresce a cada dia e que tende a confundir até os mais familiarizados com todo esse conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. É uma forma de texto muito interessante, pois pode despertar o interesse de outras pessoas para a leitura de determinados assuntos abordados pela resenha. Alem de conta resumidamente a historia ainda nos permite conhecer um pouco da vida do autor e nos faz praticar o nosso senso crítico.
    Alunas; Aline Cristina,Leticia Pase e Keilla Souza. 3ºEMB

    ResponderExcluir
  3. Alunas: Aline Martelo nº 2
    Ana Cláudia Dias nº 3
    Série: 3º E.M."B"

    A Resenha Crítica é um texto que conta uma história resumidamente de algo que pode ser um filme, um teatro, de algo que aconteceu ou de um livro... Porém além de resumir ela precisa ter o seu ponto de vista. Uma resenha deve conter o nome do autor, o resumo do conteúdo, as referências bibliográficas e claro a crítica. A resenha crítica é a análise de uma obra comparando-as a outras e inserindo em nossa atualidade.

    ResponderExcluir
  4. Resenha-crítica é um resumo com objetivo de avaliar a informação com uma critica, apontando suas características positivas e negativas. Em resumo resenha-crítica é um texto de informação e de opinião, ou seja, ao fazer uma resenha-crítica o deve-se informar e também por sua opinião.

    Alunos: Diego, Jeferson, Dheison
    Nº.: 13, 17, 12
    3º "B"

    ResponderExcluir
  5. A resenha crítica é parecidda com um resumo,onde se apresenta a opinião crítica sobre um determinado filme,livro ou teatro,é feita a partir de uma análise pessoal do arquivo,mostrando claramente a opinião crítica do leitor em relação a atualidade.Onde deve se constar o nome do autor da obra,um resumo do conteúdo analisado,referências bibliográficas e sua opinião crítica.

    Alunas: Arianne e Samanta 3º EM B 2010

    ResponderExcluir
  6. A resenha crítica é a descrição de algo, ou seja, a exposição de características gerais de um livro, um teatro, cinema, tarefa manual. É a apresentação em poucas palavras de certo conteúdo facilitando assim a compreensão de um trabalho extenso e assim podendo apontar os erros, mas também atribuir elogios ao mesmo.

    Alunos: Vanessa, Nº:33, Raíza, Nº:29 e Roberto, Nº:30
    Série: 3º EM "A" 2010

    ResponderExcluir
  7. A resenha crítica é a opinião crítica do leitor sobre uma obra,teatro,filme,etc. O resenhista põe em prática sua visão crítica da obra[...].
    A resenha crítica desperta ao leitor uma curiosidade sobre o lado crítico do resenhista.

    Alunas: Carina, Luiz Fernando e Sabrina
    3°Ensino Médio B

    ResponderExcluir
  8. Resenha-crítica, uma forma de texto com o objetivo de avaliar uma informação critica, pois pode despertar o interesse de outras pessoas para a leitura de determinados assuntos, positivos ou negativos, sitados pela resenha . Além de informar resumidamente, a história ainda nos permite conhecer um pouco da vida do autor e nos faz praticar o nosso senso crítico.
    Pode também apontar erros mas também elogios.

    Alunos: Luiz Henrique e Rafael Nº41,28
    3º Ensino Médio "A"

    ResponderExcluir
  9. Resenha crítica é um texto que exprime opiniões e informções de um determinado trabalho, como por exemplo: cinema, teatro, obra literária, etc.
    Permite ao leitor o entendimento do contexto por meio da crítica. A resenha pode ser resumida diante do assunto e indicar erros de informações.

    Alunos: David Luiz, José Vitor, Juan Ballerini
    Nº:11,19,20
    3° E. M. "B"

    ResponderExcluir
  10. Alunas: Dienissan e Érika
    N°: 08 e 10
    3ºE.M"A"
    Resenha crítica é a apresentação de um resumo de filmes, livros, shows e etc. Onde será acompanhada de uma avaliação crítica com pontos positivos e negativos. Ela é um texto no qual o resenhista da a sua opinião e informação sobre alguma obra.

    ResponderExcluir
  11. A resenha crítica nos propõe aspectos bons e ruins, contendo informações e opiniões , que pode ser entedida como recensão crítica.
    A opinião do autor pode ser apontada para obras literárias, filmes, peças teatrais, exposições etc.

    Alunas: Kátia e Daiane
    N : 21, 09

    ResponderExcluir
  12. Alunas: Danieli e Janaine
    Nº: 07 e 15
    3ºE.M."A"

    Resenha critica tem por objetivo fazer um resumo critico de alguma obra, podendo apontar os aspectos positivos e negativos.A resenha e um texto de informação e opnião onde o resenhista critico relata quais são as conclusões a que o autor da obra chega.

    ResponderExcluir
  13. A resenha crítica é um resumo que se dá em cima de um livro, texto etc. Onde damos o nosso ponto de vista sobre aquele texto, criticando assim sobre o assunto e apontando não só as falhas mais também os erros de informação, que venhamos então a encontrar no texto.

    Alunas:Daniela Moura,Gisele Campos
    Nº:10,16
    3° E. M. "B"

    ResponderExcluir
  14. A resenha critica é algo que nos faz ver o lado social das obras, o lado positivo e o lado negativo de algum assunto. Na resenha podemos colocar o nosso ponto se vista e explorar a fundo alguma noticia. O objetivo da resenha critica é fazer um resumo critico de alguma obra.
    Alunas:Sandra,Andreia,Flaviana
    n°32,02,12
    Série:3°EMA

    ResponderExcluir
  15. A resenha crítica é um comentário e julgamento de uma obra, por exemplo, que mostra em seus mínimos detalhes, seus pros e contras, que na maioria das vezes passa despercebido. O resenhista além de trazer idéias centrais da obra, prova que a conhece muito bem, faz isso através das críticas e comentários presente na maior parte da resenha.
    Portanto a resenha exige um enorme conhecimento e domínio sobre a obra, filme ou teatro, para que o resenhista possa dar sua opinião de forma segura. E toda essa repercussão da resenha, apesar de gerar certa dúvida e incerteza, ela com certeza os abre os olhos para idéias antes não cogitadas. O que estimula e enriquece de uma forma gigantesca o nosso próprio senso crítico.

    Emmila, Geslaine e Kerolay 3º EM "A"

    ResponderExcluir
  16. A resenha crítica é um resumo onde se faz uma analisa sobre pontos positivos e negativos de um filme, um teatro, um livro . Precisa ter profundo conhecimento da obra que se vai fazer a resenha .
    Alunas:Larissa nº 42 ; Vanessa nº 41 ; Pulcina n° 32
    Terceiro Ensino Médio "B"

    ResponderExcluir
  17. Resenha crítica é um tipo de texto em que mostramos nossa opinião sobre determinado assunto, objeto, etc. Na resenha expomos o lado negativo e o positivo sobre o assunto tratado. Para o desenvolvimento de uma boa resenha devemos ter amplo domínio sobre o assunto, pois ninguem dará créditos a incertezas.

    Carla, Daiani e Jéssica 3º E.M "A"

    ResponderExcluir
  18. Resenha crítica é um resumo, onde expressamos a nossa opinião a respeito de livros, filmes peças de teatro, etc. destacando os pontos positivos e negativos do objeto.

    Alunos: Dheysy Jhulliana Nº. 39
    Nayana Ballerini Nº. 24
    Vinicius Eduardo Nº. 35
    3ºE.M.”A”

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. A resenha tem o objetivo de principalmente expressar opiniões.
    Por exemplo: se falarmos de uma peça teatral podemos citar qual o melhor ator, qual parte gostamos mais,o pior ator e a parte que menos gostamos.
    Assim também em filmes, livros, musicas.

    Alunos: Walkeir e Jean n°43, 16

    ResponderExcluir
  21. Resenha é um tipo de texto que comenta e ajuda a definir uma determinada obra. É uma descrição que compreende os fatos acontecidos e que consiste na crítica e formulação de um texto expondo um ponto de vista sendo ele a favor ou não ..
    Acadêmicos: Robson e Cleiton
    Nº 31, 05

    ResponderExcluir
  22. É a apresentação do conteúdo de uma obra, acampanhada de uma crítica. Expõe-se claramente e com certos detalhes o conteúdo. Rsenha crítica consistena leitura. para a elaboração do comentario critico.

    Aluna : Jheniffer Pertile
    nº18 3º EM"A"

    ResponderExcluir
  23. A resenha crítica é um resumo que se fala em cima de um livro, texto etc. Na resenha podemos colocar o nosso ponto de vista e entender o fundo de alguma noticia ou outras coisa a mais como filmes, livros, etc.
    Nicolas n°25.
    3° Ensino Médio "A"

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Entende-se por resenha crítica uma forma resumida de um texto,livro,jornal,etc.
    O autor expressa suas opniões de forma clara e objetiva, de fácil entendimento do leitor, deste modo pode-se atrair o leitor mais facilmente dispertando uma maior curiosidade sobre o assunto do mesmo.

    Alunas: Natiele e Andréia
    Números: 23 e 44 3°EMA

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Resenha Crítica, também denominado de recensão crítica, acontece quando alguém expõe sua opinião sobre determinada obra, citando seus aspectos positivos e negativos.
    O resenhista tem que estar por dentro do assunto no qual fará uma avaliação.

    Alunas: Maibi nº20, Roseni nº37 e Rafaeli nº36.
    3ºE.M."A"

    ResponderExcluir
  30. A resenha crítica traz a opinião do autor em seu texto
    ou livro detre outros .
    O autor expressa suas opiniões de modo positivo quanto negativo .. Assim fas o leitor ter curiosidade sobre o texto lido .

    Alunas : Francyelle , Gigliani e Natali
    N : 40 , 14 ,42
    3 a

    ResponderExcluir
  31. A resenha nada mais é do que um texto resumido se tratando de um livro,filme,teatro,etc. Que deve ser escrito de acordo com seu ponto de vista. Na resenha crítica deve possuir as idéias principais expondo o conhecimeto prévio para o entendimento.

    Alunos:Marcelo,Matheus nº 21,22
    3ºA

    ResponderExcluir