terça-feira, 9 de novembro de 2010

LÍNGUA EM USO




LÍNGUA EM USO

O informal na internet


Com a ampliação do uso de meios de comunicação, como e-mails, celulares e comunicadores instantâneos, surgiram novas formas de grafar as palavras, para atender à rapidez que esses meios exigem. Além das abreviaturas, como vc e pq, também é comum a troca de letras, como em aki. Essa variação do português “internético” é aceitável, desde que a troca de mensagens seja informal.

Porém, mesmo nos textos mais informais, é recomendado a quem escreve respeitar certas normas. Essas regras são conhecidas como netiqueta, a etiqueta da internet.

Uma regra muito importante é NÃO ESCREVER TUDO EM MAIÚISCULAS!!!, pois a sensação que o leitor terá é a de que há uma pessoa gritando com ele. Palavras em maiúsculas podem dar ótimo destaque ao seu texto SOMENTE se utilizadas para ressaltar um ponto principal da mensagem.

Uma segunda regra é: não se repetir – é muito chato! Não se repetir – é muito chato! Não se repetir – é muito chato! Não se repetir – é muito chato! Não se repetir – é muito chato! Percebeu?

Outra regra que vale, mesmo para textos informais, é usar a pontuação correta. Separar uma frase da outra, principalmente em textos longos, dividindo as ideias em parágrafos, facilita o entendimento do texto.

E, acima de tudo, é preciso respeitar para ser respeitado, é preciso tratar bem os outros. Mas essa é uma regrinha que vale não só para a internet, não é verdade?


Internetês e miguxês

Na internet e nos programas de comunicação instantânea, como os chats, surgiram variedades escritas do português bastante diferentes: o internetês e o miguxês.

O internetês busca reduzir as palavras ao máximo: muitas vogais somem e outros caracteres são acrescentados. Demais, por exemplo, vira D+. Rapidez e simplificação é o objetivo dessa variedade.

O miguxês, ao contrário, traz uma versão bem mais complicada e brincalhona da língua e é um grande sucesso, principalmente entre as meninas. Faz parte do estilo dessa escrita procurar imitar a oralidade – principalmente a fala infantil – dificultando a leitura. Ao mesmo tempo, só para complicar mais um pouquinho, o miguxês costuma alternar letras maiúsculas e minúsculas. A frase Vocês não sabem escrever miguxês? Poderia ser escrita assim: vuXxeix NauM sAbEim ixXkReVE miGuXeixXx??!?!

Curiosidade: a palavra “miguxês” vem de miguxo, que é abreviação de amiguxo, jeito carinhoso de chamar o amigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário