terça-feira, 30 de agosto de 2011

A Maior Flor do Mundo - José Saramgo

A maior flor do mundo é uma magnífica história para crianças, mas, antes de tudo, é um legítimo Saramago. Transformando-se em personagem, o autor nos conta que uma vez teve uma idéia para um livro infantil, inventou uma história sobre um menino que faz nascer a maior flor do mundo. Não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a idéia no papel, ela resultaria verdadeiramente extraordinária: "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas...".

É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro. Os leitores são chamados para uma divertida brincadeira, pois Saramago narra-lhes a história do menino e da flor não como se ela fosse a história de verdade, mas como se fosse apenas o esboço do que ele teria contado se tivesse o poder de fazer o impossível: escrever a melhor história de todos os tempos.

Entrando no jogo com o autor, os pequenos leitores vão saber que ninguém nunca teve nem terá esse poder. Vão saber também que a literatura é o lugar do impossível: o menino desta história faz uma simples flor dar sombra como se fosse um carvalho. Depois, quando ele "passava pelas ruas, as pessoas diziam que ele saíra da aldeia para ir fazer uma coisa que era muito maior do que o seu tamanho e do que todos os tamanhos". Como nos velhos livros de literatura infantil, Saramago conclui: "E é essa a moral da história".

Título Altamente Recomendável pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil - FNLIJ 2001, categoria criança
http://www.companhiadasletras.com.br/

6 comentários:

  1. Eu gostei muito do video pois ele relata que as plantas também merecem ter vida..........
    ALUNA: LUANA
    Nº:19
    1ºE.E."B"

    ResponderExcluir
  2. EU TAMBÉM ADOREI O VIDEO ELE ALÉM DE MOSTRAR O VALOR DAS PLANTAS TAMBÉM MOSTRA QUE ELAS TEM VIDA.
    ALUNA:LUCIANA
    N°:20
    1°E.M"B"

    ResponderExcluir
  3. EU GOSTEI MUITO DO VIDEO POIS ELE É MUITO IMTERESSANTE POR QUE RELATA A SIMPLICIDADE DE UM MENINO COM O CUIDADO E O CARINHO DA NATUREZA.
    NOME:GRASCIELI JOCOMETTI
    N°:11
    1°E.M"B"

    ResponderExcluir
  4. Achei muito interressante pela inocência do garoto de ir ao lago e trazer gotas de aguá para a flor que a cada gota ela crescia mais e mais e ele nos monstrou a importancia da aguá e da vida das plantas.
    Nome: EDIANE CAIRES,FERNANDA MIAZZO,JESSICA SILVA.
    N°:08,10,18.
    1°EM''A''

    ResponderExcluir
  5. O vídeo foi muito interessante eu particularmente gostei muito. Só não intendi o que o besouro queria fazer com aquela bolinha de barro.
    Marcelo Pereira Nº 29
    1º E.M.”A”

    ResponderExcluir
  6. Eu achei o vídeo muito interessante, porque relata o amor das crianças pela natureza. Ele nos conscientiza a sermos melhores com a natureza nao importando as idades.
    Alunas: Giovana e Larissa E. Nº: 13 e 24 1º E.M."A"

    ResponderExcluir