quarta-feira, 23 de novembro de 2011

A PALAVRA OU O SILÊNCIO?

"Palavras erradas costumam machucar para resto da vida, já o silêncio certo, esses possuem o dom de consertar. Por isso, prepara bem a palavra que será dita. Palavras apressadas não combinam com sabedoria. Os sábios sempre preferem o silêncio. E nos seus poucos dizeres está condensada uma fonte inesgotável de sabedoria.
Não caia na tentação do discurso banal, da explicação simplória. Queira a profundidade da fala que nos pede calma. Calma para dizer. Calma para ouvir.
Uma regra interessante para que tenhamos uma boa compreensão de um texto, é justamente a calma. Só assim podemos adentrar nos significados que o autor quis sugerir e conseqüentemente mergulhar no mistério do seu texto. Leituras apressadas podem fomentar equívocos, e equívoco é uma espécie de desentendimento entre o que escreve e aquele que lê. É uma forma de obstáculo para a compreensão da linguagem.
Na comunicação verbal cotidiana, isso sempre acontece. Dizemos, e não somos compreendidos. Diante do impasse duas realidades são possíveis: ou alguém disse com pressa, ou alguém escutou sem atenção. Dizer e ouvir requerem silêncio.
Só diz bem, aquele que pensou antes no que iria dizer, e ouve melhor aquele que se calou para escutar. A regra é simples, mas exigente.
Por isso hoje, nesse tempo de palavras muitas, queiramos a beleza dos silêncios poucos. "
(Pe Fábio de Melo)

REFLEXÃO:

É possível melhorar nossos resultados expressando a mesma ideia, de maneiras diferentes?
O poder das boas palavras pode mudar o mundo?
Dê o seu ponto de vista.

30 comentários:

  1. Silêncio é paz, equilíbrio em nossas mentes, pois é através dele que conseguimos perceber o nosso mundo interior, nos entendendo, nos conhecendo, e assim, compreendendo melhor o nosso próximo. Usemos esse dom tão precioso, o silêncio, naqueles momentos em que a palavra não teria utilidade. Aprendamos, enfim, a discernir as ocasiões em que deva prevalecer a palavra ou o silêncio

    ResponderExcluir
  2. Silêncio é nada mais nada menos que o momento em que olhamos para dentro de nós para reflertimos, de certa forma seria uma avaliação da alma de forma que nós não percebemos e as vezes é no silêncio que nos encontramos e tomamos rumos e decisões certas.O silêncio é a avaliação da alma e um momento de escolhas.

    Renata Siqueira e Bárbara 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  3. Qualquer palavra dita em um momento difícil de nossas vidas, nos ajuda muito, mudar o mundo não é mudar pra melhor o meio em que vivemos, mas ser inteligente suficiente para ver que mudar o mundo estão nos pequenos gestos. Como uma palavra dita no momento certo e o silêncio em outro.Para mudar o mundo devemos mudar as pessoas, mudar nossos conceitos, devemos compreender, amar e cuidar das pessoas como se fosse nós mesmos.
    Palavras que são ditas com sabedoria no momento de aflição de um amigo, ajuda-o muito, talvez o livra de pensamentos negativos de atitudes prejudiciais.Ouvir um amigo inconformado com a vida é uma boa ajuda, e o silencio a esse é o remédio e aquela palavra.

    Alunas:Bruna Mondador de Lima, Nº.:03;
    Izabele de Lara Souza N°.:12.
    2ºE.M."A"

    ResponderExcluir
  4. Sua atitude pode mudar o destino das pessoas ,para um mundo melhor temos que nos ajudar uns aos outros e sermos pessoas de bem ,pensando em fazer o bem sem olhar a quem.
    Jean,Kelber e Thiago 2 E.M`A`

    ResponderExcluir
  5. As vezes o Silêncio é o melhor remédio para não entrarmos em atrito, Pois as vezes o silêncio dis mais que mil palavras...
    Tayane 2º"A".

    ResponderExcluir
  6. Sim,se soubermos como falar de certos assuntos.Devemos pensar bem antes de dizer algo, pois do contrário podemos machucar as pessoas,e se não pensarmos no que diremos é melhor ficar em silêncio.

    Alunas: Cristina e Tanise
    2E.M.'A'.

    ResponderExcluir
  7. Saber expressar algo que entendemos de formas diferentes é essencial, pois as palavras bem colocadas podem transformar um texto, um dia e até uma pessoa. Acreditamos que uma boa palavra pode sim mudar o mundo, desde que essa palavra seja bem empregada na hora certa, muitas vezes machucamos as pessoas por não sabermos usá-las de forma correta.

    Renata A. e Tamires Talita n°18 e 21. 2° E.M."A"

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  9. silêncio tem muito aver com paz, esperança amisade e fé eu amo o silêncio porque eu emcontro comforto e comlhecimento com selêncio tudo tem sentido que Deus ilumine a tua vida professora


    aluo:valdeir junior costanº26 3ºEM D noturno

    ResponderExcluir
  10. Valdeir,as vezes o silêncio tem muito a ver com a paz, a esperança, a amizade e fé. Outras vezes, acredito que o silêncio possa indicar uma forma de reclamação. Gosto do silêncio para refletir, relaxar a mente e o corpo, como também encontro conforto, acolhimento, dando realmente o sentido de que Deus está bem próximo, iluminando nossas vidas. Obrigada, Valdeir!

    ResponderExcluir
  11. Cristina e Tanise,
    Vocês tem razão, há certos momentos que é melhor silenciar, pois ao contrário, poderemos ferir os sentimentos de outros e piorar a situação... ;)

    ResponderExcluir
  12. Com certeza Jean, Kelber e Thiago!
    A atidude faz a diferença e nos ajuda a ser pessoas do bem. ;)

    ResponderExcluir
  13. O silêncio serve para que possamos pensar antes de falar algo sem pensar; as vezes somos tão inútil que não conseguimos enxergar o verdadeiro valor de um silencio em uma vida cheia de erros.

    Ana Caroline 3°em"c"

    ResponderExcluir
  14. Silêncio é tão Importante quanto à prática da Palavra, o silêncio as vez faz com que nos posamos escutar o nosso coração e o nosso interior pedindo um desejo de paz. A palavra é uma poderosa ferramenta que pode mudar o nosso mundo, a palavra tem poder ela pode construir e do mesmo modo destruir. Dizer e ouvir requerem silêncio.
    Alunas: Dieska e Maria nª: 36; 21 3º C

    ResponderExcluir
  15. Às vezes o silêncio vale mais do que 1000 palavras, porque às vezes o que você escreve usando sua mãos não está sendo digno e consultando o seu coração, porque as vezes é melhor ficar calado com a razão do que fala muito sem ela.

    ALUNOS: Wesley, Eduardo, Cleison
    N°32, 08, 04
    Série: 3 EM “C”

    ResponderExcluir
  16. As palavras erradas trazer magoas muitas vezes irreversíveis, perdemos pessoas que amamos porque não sabemos nos expressar corretamente, devemos pensar bem no que vamos dizer porque as vezes o silêncio pode expressar o sentimento mais profundo que temos dentro de nós.
    Aluno: Jean Guimarães Nº:16 Série: 3º "C"

    ResponderExcluir
  17. Silencio é uma coisa que nos dão paz quase sempre, porque as vezes uma pequena palavra pode mudar tudo,porque quando estamos em silencio é dificil magoar as pessoas que amamos,muitas vez uma amiga(o)pode querer bater na gente que com o passar do tempo nos esquecemos,quando nos machucam sara,mas quando uma pessoa nos diz algo que nos magoa,a firida que pequena palavra abriu pode se cicatrizar mas nunca sarar por tanto as vezes vc se silenciar vc evita muitas coisa!!!

    aluna;Regiane rodrigues da silva n°26 3 e.m"c"

    ResponderExcluir
  18. bom, o silécio as vezes nos ajuda no que vamos falar para que sirva de consolo a quem esta passando por momentos tão dificil na vida.As vezes pessoas falam coisas tão desagradavel que se for para alguem ouvir , nao acaba ouvido, e a pessoa certa ouve sem saber, uma palavra que seja ela enverte a vida de uma pessoa, mas palavras servem para fazer com que criamos, coragem , e crescermos para sobreviver neste mundo em que pessoas choram mas nao se calam.
    Alunas: Gislaine, Jéssica Fernanda e Naiara nº: 13, 17 e 24 Série: 3°EM "C"

    ResponderExcluir
  19. Ana Caroline,
    Sim, o silêncio é um momento de reflexão para que possamos pensar antes de falar. Será que somos tão inúteis a ponto de não conseguirmos enxergar aquilo que precisamos mudar? Ou não seria cômodo permanecer como estamos e permitir que as ações simplesmente aconteçam? ;-)

    ResponderExcluir
  20. Dieska e Maria,
    O silêncio as vezes nos faz sentir o que o coração quer, como a paz, o amor, a compreensão entre os seres humanos. Uma forma de refletir e resolver determinadas situações.

    ResponderExcluir
  21. as palavras, são fundamentais para o convívio das pessoas. elas tem o poder de alegrar ou machucar quem as fala ou quem as ouve. por isso devemos pensar muito antes de dizer algo, ou se possivel, ficar em silêncio, muitas vezes ele é a melhor solução!!
    alunas: Iara souza, Geovana soares, Rosângela. N°:30, 35, 37. "2°E.M.D"

    ResponderExcluir
  22. Silêncio um dom de sabedoria, que exige compreenção, saber escutar, que permite a nós a boa consciencia e conhecer nossa alma para tomamos decisões certas.

    Alunas: Dieine e Cristiane Vieira 2° EM "D"

    ResponderExcluir
  23. O silêncio é um momento de reflexão para que possamos pensar antes de falar. Devemos pensar muito bem antes de falar qualquer coisa. Às vezes queremos ajudar as pessoas e com as poucas palavras que usamos acabamos machucando elas. Acredito que boas palavras podem mudar o mundo sim.

    Aluna: Kelly 2°EM.B

    ResponderExcluir
  24. Qualquer palavra dita em um momento difícil de nossas vidas se for dita com calma e com carinho pode nos ajudar e muito. Mas temos que tomar cuidado com o que falamos para não magoar as pessoas que gostamos. Na maioria das vezes o silêncio é mais importante do que qualquer palavra.
    Aluna: Ana Paula 2°EM”B”.

    ResponderExcluir
  25. Sim, palavras que são ditas com sabedoria no momento de aflição de um amigo poderão ajuda-lo muito. Devemos pensar antes de falar, pois ouve melhor aquele que se calou para escutar.

    Aluna: Gessica Santana 2 EM"B"

    ResponderExcluir
  26. No cotidiano muitas pessoas falam e nem se quer pensa antes.
    Se não souber usar as palavras, não diga, pois é melhor ficar quieto do que machucar o próximo.
    Às vezes escutamos palavras que não é verdade e julgamos as pessoas, e os ferimos com falsas palavras que pode não ser verdade.
    Exatamente como no texto o padre diz:
    -Só diz bem, aquele que pensou antes no que iria dizer, e ouve melhor aquele que se calou para escutar. A regra é simples, mas exigente.
    Alunas: Suelen Suzi e Yasmim de Melo
    N°: 20-24
    2° EM “A”

    ResponderExcluir
  27. O silêncio é tão importante quanto a prática da palavra, porque apenas o silêncio pode nos dizer mais do que mil palavras.
    As palavras duras ditas de formas inpensáveis soa muitas vezes,mais doloras do que uma agressão física.As palavras também é uma forma de agredir,ela atinge a nossa moral e as vezes até nós mesmo passamos a acreditar nessas palavras que fomos obrigados a ouvir e que nos feriram profundamente.Pelo impulso ou pela simples vontade de magoar mesmo,as pessoas acabam falando coisas que,não imaginam como isso nos fará ficar numa profunda tristeza e mesmo que possamos perdoar tais palavras mas nada,nem a nossa força de vontade fará com que esqueçamos o que nos foi dito.
    ''Há momentos na vida, em que se deveria calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há emoções que as palavras não sabem traduzir!''

    Alunos : Douglas Souza e Kleiton André. Nº:08 e 16 2º E.M.”A”

    ResponderExcluir
  28. Devemos saber usar as Palavras e o Silêncio na hora certa, pois com uma palavra podemos confortar ou até machucar alguém, e com um simples silêncio podemos resolver qualquer problema.
    Aluna: Ketlim Maiara nº: 15 2ª EM”A”

    ResponderExcluir
  29. as vezes é melhor ficarmos calados doque falar algo que possa magoar alguém
    aluno: cleiton n°05 3°c

    ResponderExcluir
  30. o silencio vale mais do que mil palavas pos as vezes é melhor ficarmos calado em vez de falar bobagem
    aluno: clever n°06 3°c

    ResponderExcluir