terça-feira, 10 de maio de 2011

ETIQUETA E COMPORTAMENTO

Que tal um estilo de vida mais educado? Cultive este comportamento, é saudável para você e para o outro.
Etiqueta funciona como um moderno código de relacionamento. Ela está aí para facilitar nossa vida, sem impor regras, e ajuda a nos comunicar melhor. Na etiqueta tudo tem que ter um por quê. Se não houver um por quê, pode ser considerado frescura.
Na prática e vivência em grupos há sempre aqueles que nos recebem com calor humano; muito atenciosos; simpáticos e receptivos. Mas há também o oposto. O ambiente é frio, falta humor, sorriso. As pessoas estão tão preocupadas em terminar logo a tarefa do dia e ir embora que olham para o vazio, ficam mudas, sisudas.
A vontade que dá ao me defrontar com um ambiente assim é a de acender um fósforo e atear fogo em tudo, tal a inércia que sentimos no ar.
A presença de uma pessoa de bom-humor é notada há quilômetros de distância. Por isso o bom-humor, o respeito são cada vez mais essenciais, tornando o ambiente agradável, morno, flexível, fácil de lidar. Em marketing pessoal, você pode escolher o que você é na sua vida o tempo todo, não só no trabalho ou no lazer, não se separa o que você faz no trabalho e na vida pessoal.
Afinal você é sua empresa e de repente pode encontrar com um cliente logo ali na fila do supermercado. Algumas pesquisas indicam que se julga uma pessoa em dez segundos. Pesquisas mais atuais dizem que esse tempo é de três segundos. Será que a imagem que você passa para as outras pessoas é a que você quer passar? Como causar uma boa impressão?

Você precisa se auto-avaliar. Seja um Gestor de Si Mesmo, imagine-se como uma empresa e faça-a dar lucro.
Gentileza nunca é demais. Outro dia falei com uma pessoa cujo sobrenome era Gentileza. Que delícia! Que tal usar mais as palavras: com licença, obrigado, por favor, me desculpe.
Comportamento é algo que se pratica, é um hábito, você já tinha pensado nisso? O cultivo de um comportamento saudável pode auxiliar na sua qualidade de vida, praticando a generosidade, delicadeza, cordialidade, descobrindo um estilo de viver que se adapte ao seu jeito de ser ou ainda aplicando a civilidade como ferramenta e proposta de uma vida melhor para todos.
O comportamento é silencioso, o mesmo ocorre com a elegância, como ensina o estilista Giorgio Armani, a elegância é silenciosa. Não poderia deixar de transcrever aqui o texto A elegância do comportamento da escritora Martha Medeiros, traduz muito bem a importância dessa prática.



A ELEGÂNCIA NO COMPORTAMENTO
Martha Medeiros

Existe uma coisa difícil de ser ensinada e que, talvez por isso, esteja cada vez mais rara : a elegância do comportamento. É um dom que vai muito além do uso correto dos talheres e que abrange bem mais do que dizer um simples obrigado diante de uma gentileza.

É a elegância que nos acompanha da primeira hora da manhã até a hora de dormir e que se manifesta nas situações mais prosaicas, quando não há festa alguma nem fotógrafos por perto.

É uma elegância desobrigada.

É possível detectá-la nas pessoas que elogiam mais do que criticam. Nas pessoas que escutam. E quando falam, passam longe da fofoca, das pequenas maldades ampliadas no boca a boca.
É possível detectá-la nas pessoas que não usam um tom superior de voz ao se dirigir a frentistas.

Nas pessoas que evitam assuntos constrangedores porque não sentem prazer em humilhar os outros.

É possível detectá-la em pessoas pontuais.

Elegante é quem demonstra interesse por assuntos que desconhece, é quem presenteia fora das datas festivas, é quem cumpre o que promete e, ao receber uma ligação, não recomenda à secretária que pergunte antes quem está falando e só depois manda dizer se está ou não está.

Oferecer flores é sempre elegante.

É elegante não ficar espaçoso demais.

É elegante você fazer algo por alguém e este alguém jamais saber o que você teve que se arrebentar para o fazer...

É elegante não mudar seu estilo apenas para se adaptar ao outro.

É muito elegante não falar de dinheiro em bate-papos informais.

É elegante retribuir carinho e solidariedade.

É elegante o silêncio, diante de uma rejeição....

Sobrenome, jóias e nariz empinado não substituem a elegância do gesto.

Não há livro que ensine alguém a ter uma visão generosa do mundo, a estar nele de uma forma não arrogante.

É elegante a gentileza; atitudes gentis falam mais que mil imagens...

Abrir a porta para alguém? É muito elegante.

Dar o lugar para alguém sentar? É muito elegante.

Sorrir, sempre é muito elegante e faz um bem danado para a alma...

Oferecer ajuda? Muito elegante.

Olhar nos olhos ao conversar? Essencialmente elegante.

Pode-se tentar capturar esta delicadeza natural pela observação, mas tentar imitá-la é improdutivo.

A saída é desenvolver em si mesma a arte de conviver, que independe de status social: é só pedir licencinha para o nosso lado brucutu, que acha que "com amigo não tem que ter estas frescuras".

Se os amigos não merecem uma certa cordialidade, os inimigos é que não irão desfrutá-la.
Educação enferruja por falta de uso.

E, detalhe: não é frescura.

3 comentários:

  1. Para sermos elegantes não precisamos usar roupas caras e saber como pegar nos talheres, etc. Mas sim ajudando o próximo seremos sempre elegantes mesmo quando abrimos a porta para ele, puxamos a cadeira para ele se sentar, oferecendo ajuda, oferecendo um ombro amigo para ele quando ele se sentir triste e ajuda-lo sempre mesmo que essa pessoa não faça nada disso para você, você tem que fazer sua parte mesmo que ela não saiba fazer a dela!.

    Aluna: Fabiana de Souza Nº 09
    3º E.M.D

    ResponderExcluir
  2. O texto nos mostra,que a elegância nos acompanha desde a hora que você acorda até a hora de dormir. E fala que dentro da sociedade o bom humor é essencial nos dias atuais,assim como a educação,o bom comportamento,o respeito,a elegância e etc.
    E tudo isso faz com que a pessoa seja aceita dentro da sociedade.
    Alunas : Claudia,Iara,Luzia 3 E.M.D

    ResponderExcluir
  3. Esse texto serve como exemplo de vida para muitos,
    devido a o comportamento que gera a sua própria elegância
    muitos que seguem essa característica consegue chegar muito mais longe
    do que uma pessoa ignorante.
    Valdemir, Cleberson, Marcos
    N 27,4,32 série 3EMD

    ResponderExcluir