segunda-feira, 23 de abril de 2012

Dia da Mãe Terra - 23 de abril

(Salina do Coração / Pantanal MS -Imagem by Lucas Leuzinger)

"Dia de tudo ter ou de nada ter
Desde cedinho horas pra se viver
Dia para plantar

Dia pra colher

O mesmo dia de sempre

O velho sol

Se esparramando pelo Pantanal.”

 (Terra de Sonhos – Almir Sater)

“No Pantanal ninguém pode passar régua. Sobremuito quando
 chove. A régua é existidura de limite. E o Pantanal não tem limites.”

 (Manoel de Barros - LIVRO DE PRÉ-COISAS,1985, p.31)

Para falar da Mãe Terra nada melhor que mostrar a preocupação com o meu próprio quintal, o Pantanal, que é uma das mais exuberantes e diversificadas reservas naturais do planeta. É um verdadeiro colírio ecológico, um paraíso natural. Lugar de poetas e cantadores que revelam o amor por sua terra.

 Não conservamos a nossa terra com autoritarismo e soberba, mas com união, consciência, comprometimento, responsabilidade com o futuro. Precisamos de sensibilidade, cooperação para atingir um desenvolvimento social sadio e preservar o patrimônio cultural, sobretudo, conservar o meio ambiente, conhecendo um conjunto de valores que pode servir tanto como um guia pessoal que inspira compromisso, como uma ferramenta para a construção de leis que assegurem o desenvolvimento sustentável.

 Para isso lembro o teor da Carta da Terra e de seus princípios éticos fundamentais que visam a construção de uma sociedade global mais justa, sustentável e pacífica: respeito e cuidado pela comunidade da vida; integridade ecológica; justiça social e econômica; democracia, não-violencia e paz.

 Assim, estaremos contribuindo para a promoção de um desenvolvimento sustentável. A importância de se preservar a terra reforça as medidas que precisamos tomar para construir um mundo mais justo, sustentável e pacífico. Sem essa consciência, as intervenções dos governantes serão inócuas e ineficazes. Ou aprendemos a conjugar o verbo “praticar” ações, ou estaremos condenados a viver sob medidas paliativas. As mudanças nascem nas pequenas atitudes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário