quinta-feira, 19 de abril de 2012

SALVE O DIA DO ÍNDIO!!



Wingapo!


Esta é a saudação indígena que Pocahontas diz “Olá” para seu pai que eu digo a todos hoje, lembrando que comemoramos o dia do índio. E nada melhor que prestar minha singela homenagem aos indígenas interligando a um filme, que fala sobre eles, como em Pocahontas, clássico que foi lançado em 1995 e conquistou todo o mundo.

Adorei assistir ao filme e quero dizer que tinha assistido quando ainda mais jovem, não lembrava de mais nada, apenas conhecia as músicas. Como todo clássico de Disney que vi depois de “mais velha”, notei muito mais do que está escancarado na história e por isso busquei nas entrelinhas as mensagens, lições, referências e detalhes que transmitem nessa grande história de amor.

“Pocahontas é um filme que aborda a natureza, a liberdade, a luta contra o preconceito e contra a ignorância. Fala sobre desigualdade e o principal problema das grandes guerras que vemos hoje em dia em todo o mundo: a falta de diálogo. Ela é um exemplo real, já que realmente existiu, de que nada supera a boa e velha conversa quando se trata de interesses conflitantes, guerras e exploração. A história pode provar que nada de bom se consegue com violência e ignorância.
Vamos aprender com Pocahontas. Vamos com as cores do vento colorir e da mesma forma que introduzi este texto com uma saudação indígena, me despeço também de vocês com a esperança de que, assim como Pocahontas fez com John Smith, possamos ter aguçado sua vontade de assistir ou rever esse lindo filme com outros olhos e aprender com ele”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário