sábado, 21 de abril de 2012

Qual a verdadeira história da Inconfidência Mineira?

(Imagem by Claudio Lara)

Vasculhando a Internet, vejam o que encontrei sobre a Inconfidência Mineira e que transcrevo para questionamento:

A imagem é da Igreja Nossa Senhora da Lampadosa uma igreja Histórica original de 1748. Foi na Igreja de Nossa Senhora da Lampadosa que Machado de Assis ajudava nas missas de domingo e que em 21 de Abril de 1792 - Tiradentes parou e pediu para entrar e comungar antes de ser enforcado - 50 metros adiante. 


“A Inconfidência foi uma reação do Brasil Colônia contra os impostos escorchantes cobrados pela Coroa Portuguesa. Através da íntegra dos relatórios, a obra revela  que boa parte dos bens que até hoje se atribuíam aos inconfidentes correspondia, na verdade, a uma ínfima parte de seu patrimônio real – ou seja, eles sonegavam o máximo que podiam.”

Algumas verdades da Inconfidência Mineira não mencionadas nas escolas.

O movimento jamais foi popular. Não haveria clima para uma revolução popular. A inconfidência cresceu devido a revolta e a impossibilidade dos grandes exploradores de pagar impostos atrasados e o medo da "derrama", que era uma execução financeira terrível contra os sonegadores de impostos.

Eles não tinham armas para uma revolta.

A maior parte dos inconfidentes não se interessava pela independência do Brasil, ficaram apenas impossibilitados de poder pagar os impostos da "derrama" ou estavam muito endividados. Enquanto o ouro foi abundante, eles jamais pensaram em revolta alguma. Os inconfidentes visavam a autonomia apenas da província de Minas Gerais.

Não pretendiam libertar os escravos e sim continuar explorando a tradicional mão-de-obra barata.

O local do enforcamento de Tiradentes foi o tradicional da época - na esquina de Av. Passos e não a atual Praça Tiradentes, que só levou este nome em 1889 e como afronta ao período imperial, pois na atual Praça Tiradentes existia a maior escultura em Bronze do Brasil e é até hoje o belíssimo monumento em homenagem a D. Pedro I.

Tiradentes foi enforcado careca e barbeado. As pinturas de Tiradentes cabeludo e de barba (parecida com Jesus Cristo) foram pintadas pelo movimento republicano quase cem anos após sua execução para popularizar o movimento republicano e para tentar conquistar mais simpatia dos católicos.

Algumas verdades sobre a História do Brasil não são mencionadas na escola. Aqui deixo meu questionamento sobre a veracidade ou dos silêncios que calaram sobre coisas essenciais. Quais mentiras nos foram (e continuam sendo) contadas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário